Cavando no Vale - Esboço de Sermão


CAVANDO NO VALE


"E disse: Assim diz o SENHOR: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais." - 2 Reis 3: 16, 17.

Jorão, filho de Acabe, era rei em Israel, Jeosafá, rei em Judá. Estes se aliaram ao rei de Edom e marcharam contra Mesa, reidos moabitas. Sete dias depois de terem saído, com todo o exército, em marcha contra Moabe, descobriram que a guarnição responsável pelo suprimento de água havia errado nos cálculos e não havia levado água suficiente para o exército.

Ao ver a situação em que se encontravam os animais e os soldados, naquele deserto escaldante, o rei Jorão se desesperou.

Os três reis foram consultar o Profeta Eliseu e pediram a ele que orasse e pedisse a Deus uma palavra sobre o que deveriam fazer para não caírem nas mãos do inimigo.
O profeta solicitou que lhe trouxessem um harpista que pudesse lhe tocar uma música. A música, especialmente a cristã, exerce um papel importante na preparação do nosso coração para entrarmos em comunhão com Deus.
À medida que uma canção era entoada, veio sobre Eliseu o Espírito do Senhor e o profeta apresentou a receita para se adquirir a vitória naquela batalha:

"Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais"

UMA ORDEM APARENTEMENTE SEM SENTIDO

A ordem não era para ser questionada, era para ser obedecida. Eliseu era profeta de honra em Israel e se sabia que a palavra de Deus na boca dele era a verdade. De forma que todos começaram a cavar pelo menos uma cova naquele vale.

O QUE AS COVAS NO VALE REPRESENTAM NA VIDA CRISTÃ?


I. REPRESENTAM AS RESERVAS QUE PRECISAMOS FAZER EM NOSSO CORAÇÃO


Se faz necessário cada um de nós fazermos uma reserva espiritual que nos permita, como o camelo, atravessar um deserto, e sobreviver sem passar pelo processo de desidratação.
O crente precisa aprofundar-se no seu relacionamento com Deus, na leitura da Palavra, no exercício de sua fé.

Precisamos deixar de ser apenas "ouvintes", como disse Tiago: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;" - Tiago 1:22,23.
Fazer covas é criar estoques, é fazer reservas, é ser profundo, é construir uma sapata(aquela parte inferior do alicerce, mais larga e mais profunda).

II. REPRESENTAM O TAMANHO DA FÉ QUE CADA UM TEM NA PALAVRA DE DEUS

Cada soldado deveria cavar uma cova. Foi dito pelo profeta que as covas se encheriam de água de modo que beberiam dela e ainda saciaraiam a sede dos animais.
Cada soldado fez a sua cova de acordo com a atenção e a fé que teve na palavra profética do homem de Deus. Aqueles que achavam ser isto uma loucura, um coisa sem nexo, fizeram uma cova pequena.

Diz a Bíblia que ao fim da madrugada, estando os soldados extenuados, ainda dormindo, desceram umas águas das montanhas de Edom. Deus fez surgir uma mina de água nas montanhas próximas de onde eles estavam. As águas encheram, em pouco tempo, todas aquelas covas e formou-se uma pequena lagoa sobre aquela superfície.
Durante o dia a batalha se travou, o exército de Israel sagrou-se vitorioso e ao voltarem ao vale, foi dado a cada um o direito de usufruir da água que estava empoçada na cova que haviam construído.

III. REPRESENTAM A CAPACIDADE QUE CADA CRENTE TEM DE FAZER A OBRA DE DEUS

"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." - Romanos 12:3

Cada pessoa possui talentos e uma capacidade nata para criar, apresentar, desenvolver projetos, e exercer atividades diversas.

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente." - 1 Co 12:28-31.



Outros Esboços de Sermões Imperdíveis 
publicados aqui no: "Blog Orarpregar"





Nenhum comentário:

Postar um comentário