O Verdadeiro Refúgio!

ESBOÇO DE SERMÃO



O VERDADEIRO REFÚGIO!
Salmo 46:1-11

O mundo em que vivemos, enfrenta dias de grande agitação, insegurança e inquietude! Todos os dias tomamos conhecimento, através da imprensa mundial, dos distúrbios e ameaças em nosso planeta que, querendo ou não, nos atingem de maneira inquestionável e inevitável!

Ø Precisamos de um verdadeiro refúgio

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus…” (Salmo 46:10).

Ø Qual é o verdadeiro refúgio?

1)     DEUS É O VERDADEIRO REFÚGIO.

     (Vs. 1-3) “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. ”

Ø     Mesmo que me encontre num leito de enfermidade ou num momento de angústia, chorando a ingratidão de amigos, não devo me desesperar, não devo desanimar, antes, devo confiar. Aprender a confiar somente em Deus significa aquietar-se dentro de si mesmo, esperando o livramento do Senhor que, com certeza, virá no tempo próprio.

 Ø Por que Deus é o verdadeiro refúgio?

2)     DEUS TEM O CONTROLE ABSOLUTO DE TUDO.

(Vs. 4-7) “ um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Ø     Deus faz sempre o que não podemos e nem sabemos fazer. Não há dor que Deus não conheça. Não há gemido que Ele não ouça. Não há lágrima que Ele não veja. Não há noite de sofrimento de que Ele não saiba. Não há uma oração sincera de coração, feita no Nome de Jesus Cristo, Seu bendito filho, que Ele não ouça!

3)     DEUS FAZ O QUE NÃO PODEMOS FAZER.

(Vs. 8-11) “Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Ø     Esperar em Deus! Esta é uma atitude de fé e entrega; é uma decisão de não forçar os acontecimentos ou situações, mas permitir que Deus atue soberanamente em sua vida. Amém.

CONCLUSÃOQuando descansamos no Senhor, o verdadeiro refúgio:

a)     Descobrimos que o livramento com certeza virá.
b)    Constatamos que nunca estamos sozinhos.
c)     Reconhecemos que a fé verdadeira funciona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário