Razões para se esperar no Senhor

Esboço de Pregação

Se você vai pregar, aqui no Blog Orarpregar, 
vai encontrar o Esboço de Sermão que estava procurando.


RAZÕES PARA SE ESPERAR NO SENHOR
Texto: Lamentações 3.22-26
Introdução
Pensar em alguma situação recente (concreta) onde tenha havido sofrimento profundo e refletir no que as vítimas de tal sofrimento poderiam fazer diante da dor que lhes cercou!
O profeta Jeremias viu com seus próprios olhos a destruição da cidade de Jerusalém e o sofrimento do povo. Ele pessoalmente estava sofrendo muito (Lm 3.1-20). O que fazer em uma situação como esta?
Você já passou por momentos de turbulências em sua vida? Momentos de tribulação e grande angústia? Talvez você esteja passando por momentos terríveis! O que fazer em momentos tão difíceis, quando as estrelas parecem ter parado de brilhar?
Transição
Esperar no Senhor é a melhor coisa a fazer em todos os momentos de nossas vidas, principalmente nos momentos de tribulação (Esperar no sentido de confiar, de se entregar aos Seus cuidados e descansar nEle)
O texto nos mostra algumas razões que provam que esperar no Senhor sempre é o melhor a fazer.
I.) O Senhor é Misericordioso – v. 22,23a
1. A palavra “misericórdia” aqui, significa “grande amor”. Ver Salmo 103.8-18.
2. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos – v. 22 a
3. Se não fosse pelas misericórdias de Deus, pelo seu grande amor, há muito já teríamos sido consumidos! Se você ainda está vivo e de pé e ainda não sucumbiu diante das tribulações que te cercam, é porque o grande amor (as misericórdias) de Deus te tem sustentado!
4. As misericórdias do Senhor não têm fim – v. 22 b
5. São inesgotáveis. As misericórdias do Senhor são uma fonte inesgotável de graça divina!
6. As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã – v. 23 a
7. Assim como cada novo dia traz novas esperanças, novas forças, novas tarefas, novos desafios, etc, assim também as misericórdias de Deus se renovam a cada novo dia!
– É como se Deus nos desse uma nova oportunidade a cada manhã, uma nova oportunidade de recomeçar, de acertar, de ser feliz, de agradar a Deus, etc.
II.) O Senhor é Fiel – v. 23 b
1.  Como diz o v. 23, a fidelidade do Senhor é muito grande!
2.  Ver Dt 7.9; 1 Rs 8.56; Sl 36.5; 2 Tm 2.13.
III.) O Senhor é a Nossa Porção – v. 24
1. Ele é a nossa herança; “… Deus é tudo o que tenho …” (NTLH)
2. Ver Sl 16.5; 73.26; 119.57; 142.5.
IV.) O Senhor é Bom – v. 25
1. Em um certo sentido, a bondade de Deus está sobre todos – Mt 5.45.
2. Todavia, para quem o Senhor é especialmente bom, bondoso?
3. Para os que esperam por Ele (confiam nEle, e não em outros e nem em si mesmos);
4. Para a alma que o busca (que busca ao Senhor ao invés de estar à busca dos prazeres transitórios desta vida, à busca apenas de se auto-satisfazer).
5. Você tem esperado no Senhor? Você o tem buscado? Se nossa resposta for positiva, o Senhor certamente será especialmente bom para conosco!
V.) O Senhor é o Nosso Salvador – v. 26
1. O Senhor é aquele que nos salva de nossas tribulações, de nossas angústias, de nossos anseios. Salvação aqui é no sentido de ajuda!
2. “O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR” (NTLH).
3. Todavia, este verso nos ensina duas lições quanto à salvação (ajuda) do Senhor:
– A salvação do Senhor deve ser aguardada, esperada – “… é bom esperar … pela salvação …” (NVI) Isso significa que a salvação, a ajuda do Senhor não acontece na hora em que nós queremos, mas na hora que Ele quiser. Ele sempre sabe o momento e a hora certa de agir!
– A salvação do Senhor deve ser aguardada em silêncio – “… é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor…” (NVI). Falar, reclamar, murmurar, questionar demais pode atrapalhar ou até mesmo impedir a ação de Deus!
4. Ver Sl 131.2; Pv 10.19; 17.27,28
5. Você tem aguardado, esperado o Senhor te trazer a salvação que você tanto necessita? Você tem aguardado, esperado em silêncio? Ou está falando demais, agitado demais? Sua vida tem sido uma vida de quietude e calmaria, ou uma vida de agitação e tumulto?
6. Lembremo-nos das palavras de Moisés ao povo de Israel (Ex 14.13,14) e das benditas Palavra do Senhor ao seu povo (Sl 46.1-3,7-11)!
Pr. Ronaldo Guedes Beserra - Fonte: Cristianismototal

ESBOÇOS DE SERMÕES IMPERDÍVEIS
postados recentemente no "Blog Orarpregar'



Nenhum comentário:

Postar um comentário