Em busca da dracma perdida




EM BUSCA DA DRACMA PERDIDA
Texto Bíblico: Lucas 15:8-10
INTRODUÇÃO: A dracma era uma moeda equivalente ao denário, e representava um dia de trabalho para um trabalhador comum. Para essa mulher, no entanto, conforme a opinião de alguns estudiosos da Bíblia, podia representar mais do que uma moeda; talvez um enfeite do lar, ou mesmo, um presente de casamento, um colar feito de moedas. De uma forma ou outra, tratava-se de algo de valor que deveria ser procurado até se achar. Assim é a humanidade para Deus. Cada pessoa representa um valor inestimável.
O que a mulher da parábola precisou fazer para recuperar sua dracma perdida? O que Deus precisou fazer para recuperar o homem perdido? O que você precisa fazer para recuperar valores perdidos?
  1. 1.     Acender Uma Candeia – (15:8a).
Ela acendeu uma candeia. No escuro nada podia ser feito. Ela precisava de luz para se orientar em sua busca determinada pela dracma perdida.
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105). Para recuperar o homem perdido que vivia em trevas, o Pai Celestial precisou acender a sua candeia na terra. Ele enviou a Sua Palavra que se fez carne e habitou entre nós: Seu Filho Amado, Jesus.
(João 1:4) -  Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
(João 1:5) -  E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
(João 1:9) -  Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
(João 3:19) -  E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
(João 8:12) -  Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
(João 9:5) -  Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
(João 11:9) -  Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
(João 12:35) -  Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
(João 12:46) -  Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
Se você sente que perdeu algo de muito valor em sua vida, entenda que a candeia, Jesus, manifesta através da Palavra de Deus, precisa estar acesa em seu dia-a-dia. Ela o orientará a fazer as coisas certas a caminho da restauração do que necessita ser restaurado.
  1. 2.     Varre a Casa – (15:8b).
Ela começou a varrer a casa. Depois de acesa a candeia, a mulher teve condições de perceber o real estado de onde vivia. Certamente se deparou com alguma sujeira, poeira, e pequenos objetos caídos por lá que dificultariam a recuperação da moeda.
(Salmos 139:23-24) -  Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Depois de colocar seu Filho, a Luz do mundo, na terra, o Pai confiou-lhe uma mensagem: a do arrependimento. Jesus iluminou o coração das pessoas de forma que elas começaram a perceber o que havia de errado em seu interior. Começaram a perceber o egoísmo, a inveja, o ciúme, a competição, a cobiça, e tantas outras coisas que representavam a sujeira do coração que tinha que ser varrida.
Se você perdeu a alegria em sua vida, é muito importante que o que tem causado tristeza e melancolia, seja varrido da sua vida. Quem sabe uma lembrança traumática, ou um ressentimento contra alguém. Até mesmo uma ambição fora dos planos divinos pode impedir o fluir da alegria. Se a palavra de Deus iluminar o seu interior e você vier a perceber algum caminho mau, não hesite em remover isso do seu interior através da oração de confissão e recebimento do perdão divino.
  1. 3.     Procura Diligentemente Até Encontra-la – (15:8c).
Procurou diligentemente até encontra-la. Acendeu a candeia, varreu a casa e procurou atentamente. Há uma palavra na Bíblia que nos estimula a procurar o que precisamos. (Lucas 11:9-10) – E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
Deus veio à procura do homem perdido. Ele não ficou nas Alturas esperando que o homem se reconciliasse sozinho. Ele desceu na Pessoa do Seu Filho, Jesus. Ele andou entre os homens, iluminou seus corações e os ensinou o caminho da restauração através do arrependimento, da confissão e do perdão.
Se você já entendeu que a Palavra de Deus precisa ser acesa em seu coração, e que os pecados descobertos precisam ser confessados e abandonados, agora, falta o elemento final: a procura. Busque o que você perdeu, ou o que você na verdade nunca teve. Não permita que o medo de não encontrar ou a culpa por algum pecado passado venha a lhe atrapalhar nessa busca. Creia que os seus pecados já foram perdoados, conforme o passo anterior, e lance-se pela fé nessa procura ousada até que você tenha na mão o que vai realmente alegrar o seu coração.
CONCLUSÃO
Acender a candeia representa deixar a Palavra de Deus iluminar o nosso coração através da leitura e da meditação em seus princípios. Varrer a casa representa lidar com as impurezas do nosso interior que a Palavra de Deus começou a revelar. Buscar diligentemente significa ter um alvo determinado de fé e de ousadia, que não permitirá que outros obstáculos o impeçam de atingir o grande objetivo proposto em seu coração.
Autor: Wilson Maia - Fonte: Insejecriib

ESBOÇOS DE SERMÕES IMPERDÍVEIS
postados recentemente no "Blog Orarpregar'



Nenhum comentário:

Postar um comentário