O Avivamento e o Vale de Cedrom


Vai pregar? 
Aqui no "Blog Orarpregar" 
você encontra o Esboço de Sermão que está precisando!

O AVIVAMENTO E O VALE DE CEDROM
Texto Bíblico: II Crônicas 29:16
Introdução
Todo avivamento tem de passar pelo Vale de Cedrom. Trata-se de um lugar em Israel relacionado também ao Ribeiro de Cedrom, começando ao norte de Jerusalém, passando pelo monte do Templo e pelo monte das Oliveiras em direção ao Mar Morto, depois de atravessar o deserto da Judéia. Por ali, homens de Deus tiveram de passar, realizando feitos que geraram avivamento para toda a nação.
  1. 1.     Os Levitas e o Vale de Cedrom – Purificação.
“E os sacerdotes entraram na casa do SENHOR, para a purificar, e tiraram para fora, ao pátio da casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no templo do SENHOR; e os levitas a tomaram, para a levarem para fora, ao ribeiro de Cedrom”
 II Crônicas 29:16
Conforme a lição da semana passada, o rei Ezequias convocou os levitas para começarem a obra de purificação do templo. Eles prontamente atenderam e se empenharam em procurar ali tudo o que não deveria estar naquele lugar sagrado. Tiraram para fora toda imundícia e a levaram para o ribeiro de Cedrom.
O Vale ou Ribeiro de Cedrom representa o lugar onde somos purificados, para onde levamos a imundícia do templo. Nós somos o templo do Espírito Santo (I Corintios 6:19). Se queremos ver o avivamento em nossos dias precisamos visitar o Vale de Cedrom, depositando ali todas as nossas impurezas.
  1. 2.     Davi e o Vale de Cedrom – Quebrantamento.
“E toda a terra chorava a grandes vozes, passando todo o povo; também o rei passou o ribeiro de Cedrom, e passou todo o povo na direção do caminho do deserto.”
II Samuel 15:23.
Quebrantar significa “quebrar”, “abater”, “tornar fraco”. A experiência acima é do rei Davi que está sendo vítima da rebelião de seu próprio filho, Absalão, que usurpa o trono do pai. Davi não reage, apenas se quebranta diante de Deus. Qual a razão? Ele sabia que no fundo, o pecado dele cometido há muitos anos, mais cedo ou tarde, traria suas conseqüências. A revolta do próprio filho naqueles dias era uma indesejável colheita de adultério e homicídio cometidos por Davi no passado (II Samuel 11).
Nessas horas não adianta guerrear contra Satanás, ou lutar contra as circunstâncias. O melhor caminho é o quebrantamento. “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17).
  1. 3.     Asa e o Vale de Cedrom – Zelo.
“E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.” I Reis 15:13
Yavé (nosso Deus) se revelou como Deus Zeloso: “Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.” Êxodo 34:14. No caso acima, o rei Asa não somente destruiu o ídolo horrível que servia de tropeço para Israel, queimando-o junto ao ribeiro de Cedrom, como removeu do trono sua própria mãe, responsável pelo ídolo.
Portanto, o Vale de Cedrom também é lugar onde se queimam os ídolos do coração e se removem do trono até mesmo pessoas importantes para nós, mas que não podem ser mais importantes do que Deus. O Zelo do Senhor não permite que pai, mãe, filho, esposa ou qualquer outra pessoa ocupe o lugar dEle na vida de um discípulo Seu (Mateus 10:37).
4. Jesus e o Vale de Cedrom – Entrega.
“TENDO Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos.” João 18:1
O homem mais importante da história também passou pelo Vale de Cedrom e foi mais além. Caminhando com os discípulos até o Getsêmani, ali entregou ao Pai tudo o que tinha, até o seu último e desesperado desejo: “E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mateus 26:39).
Veja que interessante: Jesus foi com os discípulos para além do ribeiro de Cedrom… chegando no Getsêmani, foi um pouco mais para diante… Será que o Senhor não está nos desafiando a irmos para um pouco mais adiante dos nossos limites? Uma entrega verdadeira e genuína sempre demandará um passo a mais, ou quantos forem necessários.

Conclusão

Você já chegou ao Vale de Cedrom, purificando-se dos seus pecados? Já conheceu o Vale  do quebrantamento, onde não se luta, mas se inclina-se enfraquecido diante de Deus? Já visitou o Vale de Cedrom, onde se quebram os ídolos e se coloca Jesus como Senhor, mesmo acima da própria família? Já seguiu com Jesus para além do ribeiro de Cedrom onde se entrega tudo o que têm? Sem passar por esse vale não há avivamento.
Autor: Wilson Maia - Fonte:Insejecrib

ESBOÇOS DE SERMÕES IMPERDÍVEIS
postados recentemente no "Blog Orarpregar"

Histórias de Contrastes - A Vida de Daví


Nenhum comentário:

Postar um comentário