O AVIVAMENTO QUE LEVANTA PROFETAS
Texto Bíblico: I Reis 16:34 e 17:1
Introdução: O profeta Elias foi um homem que surgiu a partir da revelação em seu coração de que Deus estava vivo e não morto como muitos pensavam. Conforme 1 Reis 16:34, houve um homem chamado Hiel que sofreu a morte do seu filho mais velho no tempo em que estava lançando os fundamentos da cidade de Jericó, para reconstruí-la. Por ocasião da conclusão da obra, quando colocavam as portas da cidade, morreu-lhe o filho mais novo. Na verdade o que estava acontecendo ali era somente o cumprimento de uma palavra profética proferida há mais ou menos 100 anos, pela boca de Josué, que amaldiçoava a qualquer pessoa que empreendesse o trabalho de reconstrução de Jericó, conforme Josué 6:26 – “E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas.” O ocorrido se deu nos dias de Elias, e com base no que ele pôde perceber de toda a situação, extraímos lições que continuam vivas até hoje.
  1. 1.     Não Podemos Viver Como se Deus Estivesse Morto.
Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó; em Abirão, seu primogênito, a fundou, e em Segube, seu filho menor, pôs as suas portas; conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Josué, filho de Num – I Reis 16:34.
Hiel Significa “Deus Vive”; no entanto, ao reconstruir uma cidade que Deus havia dito para não reconstruir, ele agiu como se Deus estivesse morto ou não mais se importando com o que havia dito. O preço que ele pagou por ignorar a existência divina e o poder da Sua Palavra foi alto demais: a vida de seus dois filhos.
Muitas pessoas ainda hoje levam o nome de Deus nos lábios, nos carros, no pescoço, ou até mesmo no próprio nome; mas vivem como se Ele não existisse. Elias não fez assim, e por isso teve a sua vida totalmente transformada.
  1. 2.     A Palavra de Deus Está Viva Hoje!
“ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” – I Reis 17:1
O caso com os filhos de Hiel se deu nos dias de Elias. Ele observou a tudo e certamente chegou à conclusão que a Palavra de Deus continuava viva e ativa em sua geração. Se a profecia de Josué se cumpriu naquele tempo, todas as demais palavras divinas se cumpririam igualmente. Aqueles eram dias difíceis na relação espiritual do povo com Deus. Tempos de idolatria, afastamento de Deus e indiferença. Como conseqüência desse tipo de pecado na nação de Israel havia uma palavra liberada em Deuteronômio 28:21-22 – “E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro. O SENHOR dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças.” Por isso, Elias não hesitou em proclamar ausência de chuva sobre Israel até a liberação de uma segunda palavra, e isso, diante do rei Acabe.
Se Josué 6:26 se cumpriu na família de Hiel, Deuteronômio 28:21-22 também se cumpriria. Para nós que vivemos nos dias de hoje precisamos ter a mesma convicção. O Deus dos dias de Josué e de Elias continua vivo hoje e cumprindo a Sua Palavra da mesma forma. Precisamos apenas descobrir quais promessas ou juízos estão liberados nas Escrituras e, a partir da leitura que fazemos do nosso mundo atual, aplicar profeticamente essas verdades para a demolição dos projetos malignos e estabelecimento das colunas divinas.
  1. 3.     Deus Se Alegra Mesmo é Com a Retomada das Chuvas.
“O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!…Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.” – I Reis 18:39 e 41.
As duas experiências relatadas anteriormente referentes à casa de Hiel e à retenção das chuvas, foram conseqüência do juízo divino profetizado em tempos remotos. Porém, havia muitas promessas positivas de bênção que poderiam se cumprir da mesma forma nos tempos de Elias. Ele sabia quais eram essas promessas e também buscava seu cumprimento. Pelo que ele conhecia da Palavra de Deus, sabia que se o povo se arrependesse de seus pecados e se voltasse para o Senhor, a chuva seria liberada novamente, conforme Deuteronômio 11:13-14 – “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.”
Então, depois de um grande esforço na tentativa de levar toda a nação ao arrependimento, Elias conseguiu uma grande declaração de fé: “Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”. Logo em seguida declara sem titubear que já ouvia ruído de abundante chuva.
Assim será em sua vida quando você descobrir quais sejam as promessas que lhe estão disponíveis. Haverá sobre você ruído de abundante chuva de bênçãos!

Conclusão

Vimos que o nosso Senhor está vivo e Suas Palavras continuam tendo o mesmo poder que no passado. Não podemos viver como se Deus não existisse ou como se Suas Palavras não tivessem mais valor. Devemos esperar coisas boas relacionadas às promessas de vida, paz, libertação, saúde e prosperidade que Ele têm reservado para o seu povo, certos de que também o juízo dEle será estabelecido na vida dos que O desprezam através de suas atitudes e escolhas.
Autor: Wilson Maia - Fonte: Insejecrib

ESBOÇOS DE SERMÕES IMPERDÍVEIS
postados recentemente no "Blog Orarpregar'