Os métodos de Deus agir para nos dar a vitória

Se você estava a procura de Esboços de Sermões para incrementar suas pregações,
aqui no "Blog Orarpregar" você encontra sermões eficazes
para dinamizar o seu ministério.

O AGIR DE DEUS É DIFERENTE DO AGIR DO HOMEM
(Métodos de Deus agir para nos dar a vitória)
Texto: 1 Samuel 16
Introdução
– Davi é o único em toda a Escritura a ser chamado de “homem segundo o coração de Deus”
– Cerca de 14 capítulos dedicados à vida de Abraão e José; Jacó 11, Elias 10. Davi? Cerca de 66 capítulos, sem contar 59 referências à sua vida no NT.
Transição
– O texto nos traz algumas lições preciosas, para as quais não podemos deixar de prestar atenção:
I.) Tenha em mente que Deus sempre revela sua vontade de forma progressiva e quando Ele a revela, devemos obedecer sem medo – v. 1-4 a
– Deus revela as coisas progressivamente
– O Senhor nos chama a uma vida de fé – “Fé é confiar em Deus mesmo não sabendo o que o amanhã nos reserva”!
– Ilustração do garotinho sossegado durante uma tempestade em um voo: “Meu pai é o piloto”!
II.) Fique sempre preparado, pois as atividades de Deus são geralmente súbitas e surpreendentes
– Em um dia absolutamente comum, Samuel apareceu para ungir Davi como futuro rei de Israel. Em um dia absolutamente “comum” as trombetas irão soar e Cristo arrebatará a sua igreja. Seja para qual surpresa de Deus for, nossa parte é sempre obedecer e estar constantemente em comunhão com o nosso Senhor!
III.) Lembre-se de que os critérios de escolha de Deus são diferentes dos critérios de escolha do homem – v. 6-13
– Aquilo que chama a atenção para o homem, não necessariamente chama a atenção de Deus – v. 7 + Deus não olha aparência, Deus vê o caráter e a motivação do coração!
– Jessé via o filho menor apenas como aquele que cuidava das ovelhas e revela dois erros muito comuns cometidos pelos pais: (1) ele não apreciava igualmente todos os filhos; e (2) ele deixou de cultivar entre eles o respeito mútuo.
– Davi altamente honrado no meio de seus familiares. Às vezes parece que Deus nunca honra aqueles que optam pela fidelidade, mas o momento vem em que Ele nos honra sim!
– A maneira como Davi reagiu depois de ter sido ungido como rei, talvez revele um pouco do porque Deus o escolheu – ver 1 Sm 16.17-19; 17.14,15 (destacando o seu cuidado para com as ovelhas). Deus lhe deu grandes coisas, pois ele sempre demonstrou ser fiel nas pequenas coisas!
IV.) Jamais despreze dons, talentos, habilidades e conhecimentos adquiridos e praticados no passado e no presente, pois eles podem ser a porta de oportunidade que Deus usará para cumprir seus planos em sua vida – v. 14-20
– Você pode pensar que alguma habilidade aprendida ou usada há anos se perdeu, ou que você gastou tempo fazendo coisas sem utilidade, mas não creia nisso. Deus pose usar exatamente isso para cumprir os seus propósitos em sua vida!
– Falar um pouco sobre os caminhos da providência de Deus – O sucessor de Saul se encontrava diante dele e o rei não sabia!
V.) Lembre-se que o louvor a Deus, entregue em espírito e em verdade, é uma arma poderosa para vencer o inimigo e abrir portas de libertação – v. 21-23
– Havia cantos antes de a terra ser formada (Jo 38.7) e haverá cantos depois que ela se for (Ap 7.9- 17), portanto, é razoável pensar que deve haver muito canto enquanto estivermos aqui na terra.
– Louvá-lo com cânticos não somente na igreja, mas também sozinhos e em nossos momentos devocionais.
– Paulo e Silas libertos da prisão através do louvor – At 16.19-26
Anotações baseadas no livro “Davi: um homem segundo o coração de Deus” de Charles R. Swindoll.
Autor: Pr. Ronaldo Guedes Beserra - Fonte: Cristianismototal

ESBOÇOS DE SERMÕES IMPERDÍVEIS
postados recentemente no "Blog Orarpregar'



Nenhum comentário:

Postar um comentário