Os Dez Mistérios Mencionados na Bíblia




DEZ MISTÉRIOS MENCIONADOS NA BÍBLIA

A palavra mistério aparece em cerca de 33 versículos das Sagradas Escrituras, de Dn 2.18 a Ap 17.17, sendo que no AT ela somente é referida no livro do profeta Daniel. Vale lembrar que algumas versões usam outro vocábulo no texto de Daniel.

Jesus usou esta palavra para relacioná-la com o Reino de Deus e sempre a usou no plural.
Ele disse que aos Seus discípulos foi dado conhecer os mistérios do reino de Deus, Lc 8.10.
Certamente a principal idéia que Jesus quis transmitir foi a de que vários segredos de Deus haviam sido mantidos em oculto até aqueles dias, mas através Dele começavam a ser revelados.
Como o próprio Mestre esclareceu, esses segredos continuam a ser ignorados por aqueles que não seguem a Jesus como Seus discípulos.
É possível verificar que cada mistério possui inerentemente três segredos: a) somente Deus o conhece, desde a eternidade; b) Deus somente o revela a pessoas que pertençam a Sua Igreja; c) Deus somente o revela no tempo certo, Rm 16.25.
Em I Tm 3.9 Paulo declarou que devemos guardar o mistério da fé em uma boa consciência.
Existem vários mistérios que têm sido objeto de estudo ao longo dos séculos, como o mistério da Trindade, o mistério do sofrimento, etc., mas este singelo esboço pretende abordar 10 mistérios reconhecidos como tal pelo próprio texto bíblico, e referidos em forma singular.

1. O MISTÉRIO DO EVANGELHO, Ef 6.19: E para mim, que seja dada a mim, para que eu possa abrir da minha boca, para fazer conhecido o mistério do evangelho.

2. O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO, também chamado de mistério da piedade, I Tm. 3.16: E, sem dúvida grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido na glória.

Veja também: "Quem é Jesus Cristo?"

3. O MISTÉRIO DA HABITAÇÃO DE CRISTO NO CRENTE, Cl 1.27: a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios; que é Cristo em vós, a esperança da glória;

4. O MISTÉRIO DA FÉ, I Tm 3.9: Guardando o mistério da fé numa consciência pura.

5. O MISTÉRIO DE CRISTO, Cl 4.3: Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo.

Veja também: "Encarnação - O Júbilo do Sacrifício"

6. O MISTÉRIO DA IGREJA COMO CORPO DE CRISTO, Ef 3.4-6: pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito; que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho.

7. O MISTÉRIO DO ARREBATAMENTO DA IGREJA, I Co 15. 51,52: Eis que vos digo um mistério; nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

8. O MISTÉRIO DA MANIFESTAÇÃO CONJUNTA DE SATANÁS E DO ANTICRISTO, II Ts 2.7,8: Pois o mistério da iniquidade já opera: somente há um que agora resiste, até que seja tirado. E então o iníquo será revelado, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda.

Veja também: "Catorze Coisas Divinas em João 3.16"

9. O MISTÉRIO DA CEGUEIRA DE ISRAEL, Rm 11.25: Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não presumais de vós mesmos; que a cegueira (endurecimento) em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

10. O MISTÉRIO DA VONTADE DE DEUS QUANTO À PLENITUDE DOS TEMPOS, Ef 1.9,10: Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Autor: Pr. Geziel gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário